terça-feira, 27 de agosto de 2013

Como adquirir Experiência?



Conforme já vimos, a experiência é o tempo vivido em certa profissão, mas também vimos que vários anos numa mesma profissão não adianta muito.
Para adquirir experiência você deve esforçar-se para que cada dia de trabalho seja bem aproveitado, tanto na execução das suas atribuições como também na busca de experiência e informações junto aos demais funcionários da empresa, principalmente os mais “velhos”, os mais experientes.
Um período de experiência é um período de aprendizado. Aproveite ao máximo.

O Contrato por tempo determinado



Em várias empresas onde ocorre sazonalidade de serviços, vendas, fabricação, colheita, é comum as empresas contratarem pessoas para um período pré-determinado, isto é, você começa a trabalhar e já sabe exatamente qual dia termina seu contrato e automaticamente finda o seu emprego.
Neste caso você já sabe que não terá oportunidade de ser efetivado, pois o contrato termina juntamente com o trabalho. É comum contratarem pessoas para trabalhar durante a safra agrícola e assim quando a mesma termina também não existe motivo para manter pessoal sem ocupação até a próxima safra.
O período que dura este contrato serve como experiência para ser utilizada na busca de outro trabalho.
Um trabalho bem feito neste período poderá render ótimas referências a você e servirá também como aval para a contratação para a próxima safra, caso tenha interesse e esteja disponível.

O Contrato de Experiência



O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.
Da mesma forma, o empregado, na vigência do referido contrato, verifica se a empresa atende as suas necessidades. Será um período para adaptar-se à estrutura hierárquica da empresa, bem como às condições de trabalho a que estará subordinado.
O contrato de experiência poderá ter a duração de até 90 dias.

O que é tempo de experiência?



Tempo de experiência é quando o funcionário trabalha meses ou anos, na mesma função.
Numa função básica, simples, alguns meses já são o suficiente, mas agora se você está a anos na mesma função, então sua experiência pode jogar contra você. Se você ficou muito tempo numa mesma função, significa que não evoluiu, não cresceu profissionalmente. Pode ser um problema da empresa, mas na realidade é problema seu também. Você provavelmente não procurou melhorar, aprender, fazer mais e melhor, por isto está para na mesma função.

Quando a experiência não tem o mínimo valor?




Uma experiência por curto período de tempo, ou quando a experiência tenha sido em outra área, diferente da qual está se candidatando a emprego.
A experiência com avaliação ruim por parte do Supervisor, conforme descrita cima também não terá o menor valor ao contratante.