quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os Degraus da Sabedoria




Ao atingir os 10 degraus e manter-se obediente a cada um deles, alcançara a sabedoria, sucesso e felicidade plenos. O topo desta escada, pode ser alcançada em um curto espaço de tempo, algo em torno da duração de uma adolescência. A ordem dos degraus podem ser invertidas, mas que todos sejam alcançados.
CADA DEGRAU
Ser Humano
·         Significa estar vivo e ser um ser humano, dentro das suas faculdades mentais normais.
Saber Ouvir
·         Significa ouvir as outras pessoas e ouvir todo tipo de som ao seu redor. Saber interpretar e compreender as mensagens do som. Tirar conclusões com relação aos sons ouvidos e também os não ouvidos.
Saber Observar
·         Significa enxergar e prestar atenção em todos os detalhes, de tudo que nos cerca. Avaliar e tirar conclusões sobre tudo que ver.
Saber Comunicar-se
·         Significa ter a clareza na fala e nos gestos para comunicar-se com os outros seres humanos. Entender a linguagem corporal emitida pelo seu interlocutor.
Saber Aprender
·         Significa a assimilação através do uso dos outros saberes para conseguir fazer aquilo que viu ou ouviu ou aquilo que lhe foi explicado. Guardar exemplos e experiências para futura utilização. Evitar os erros ou mal exemplos.
Saber Escolher
·         Significa usar a razão e a ponderação em tudo que for experimentar, ouvir, lêr ou sentir, para tirar as suas conclusões com acerto, para a escolha de ações de comportamento e reação.
Saber Fazer
·         Significa por em prática tudo aquilo de bom que aprendeu, viu e ouviu de instruções. É fazer as coisas, de forma correta e sempre procurando melhorar ainda mais. Ação ativa, fazendo o que tem que ser feito.
Saber Respeitar
·         Significa reconhecer e aceitar os outros seres humanos como eles são e auxiliar de forma consistente e satisfatória na realização dos seus anseios.
Saber Querer
·         Significa planejar e buscar a realização dos seus objetivos. Buscar motivação para alcançar tudo aquilo que deseja. Perseguir seus objetivos.
Saber Ensinar
·         Significa distribuir o conhecimento adquirido a partir do uso de todos os saberes e sua experiência ao longo dos tempos. Saber dividir com os outros seres humanos tudo aquilo que possa ser benéfico à eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário